segunda-feira, 15 de junho de 2009

A história de Rita


Rita, 11 anos mora com o pai e a mãe, uma menina muito levada que adora brincar de bola, pega-pega, esconde-esconde, etc. Ela ama ir à escola e fofocar com as amigas no intervalo do recreio, sobre os meninos de series mais avançadas. De vez em quando se olha no espelho e percebe que seu corpo ta ficando esquisito, crescendo tudo. Certo dia seu pai chegou bêbado e irritado em casa. A mãe da menina não estava ela brincava com sua boneca preferida de mamãe e filhinha. Seu pai também quis entrar na brincadeira, mas mudou as regras do jogo. Agora eles brincariam juntos de papai e filhinha. Rita detestou aquela dinâmica e depois desse dia, toda vez quando sua mãe saia seu pai queria fazer aquelas “brincadeirinhas”.
Rita até pedia “dois alto”, mas seu pai gritava “peguei primeiro” fazendo a menina continuar com aquele brinquedo insuportável, que machucava muito. Ela já não conseguia guardar para si aquela adivinhação, então disse as coisas erradas de seu pai. A mãe chorou com intensidade, expulsou-o de casa, levou Rita na polícia. O delegado pediu para a menina contar como eram as brincadeiras. Ela não gostava de comentar isso, sentia vergonha e por isso ele não acreditava, porque ela usava vestidinhos floridos, que obrigava seu pai a ditar as regras do jogo. Mesmo assim depois desse dia, Rita e sua mãe ainda passearam pelos órgãos da justiça, conheceu o juizado de menores, o Estatuto da criança e do adolescente, inúmeros projetos que não aprovava brincadeiras como aquelas. Até amiguinhas que também já participaram do mesmo jogo.
O pai de Rita deu um pulinho na cadeia e resolveu atender as ordens do delegado, mas foi tudo muito rápido, pois ele precisa obedecer à lei e esperar ser chamado novamente para resolver o caso. A mãe passeando de órgão em órgão ouvindo palavras de conforto.
Por ironia do destino, o papai não ficou de castigo, mas sua bonequinha continuara presa naquelas brincadeirinhas para sempre. O olhar de Rita agora diante do mundo já não é tido de maneira lúdica e com tranqüilidade. Suas expressões são amargas e tristes. Características, que apagaram sua esperança e deixaram o mundo muito feio, sem graça para qualquer brincadeira.


APRESENTAÇÃO


Esse blog tem como objetivo apresentar meus contos feitos em sala de aula ao qual foi exigido por algumas professoras para avaliação de suas disciplinas, que na verdade já foram concluídas. Eu não sabia que iria gostar tanto de escrever contos, mas sempre gostei de brincar com minha imaginação. Então juntei o imaginário com a realidade e construir meus documentos. Mas também irão aparecer textos que não são direcionados para avaliação acadêmica, pois serão refletidas notícias corriqueiras e artigos relacionados a fatos que estamos presenciando na sociedade através da mídia.


Na verdade caros colegas é um exercício para minha escrita, meu conhecimento em relação a tudo que tenho aprendido na academia, além disso, estou dando lugar para expor a minha percepção de mundo. E não posso deixar passar a oportunidade que o espaço cibernético nos proporciona, devido ao avanço tecnológico. É legal saber que agora podemos nos dar a chance de expor nossos conhecimentos conhecendo outras linhas de pensamentos e criticas em relação a tudo que vivemos, fora dos padrões impostos pela mídia e com interesses empresariais. Fazendo com que nossas comunidades não sejam exploradas da maneira que queremos mostrá-las, ou seja, com o olhar de nossas necessidades e verdades.


Bem! Escrever sempre é bom. Que pena! só agora vim ter gosto pela coisa, mas antes tarde do que nunca, como diz o velho ditado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário