domingo, 25 de abril de 2010

Os baianos vão ao teatro



O projeto “Domingo no TCA” é uma parceria do Teatro Castro Alves com a secretária de Cultura do Estado e a Fundação Cultural. Acontece aos domingos, sendo que em momentos e horários alternativos. O objetivo desse programa é promover a democracia cultural através de preços populares, por isso o ingresso custa apenas 1,00R. Dessa maneira facilita a ida do público ao teatro.
No dia 11/04/10, na sala principal, foi à vez da apresentação da comédia musical “Os cafajestes”. O espetáculo estava previsto para começar 11; 00h da manhã como de costume. Porém a peça foi tão cortejada, que foi preciso formar improvisadamente duas sessões do espetáculo, uma que aconteceu aproximadamente dez horas da manhã e outra ao meio dia.
A idéia dos organizadores do evento foi benéfica, mas ainda não deu para quem quis, pois realmente era muita gente ao ponto de formar uma fila gigantesca, que ia desde o teatro até virar a Rua do Garcia e finalizar nos fundos da escola Sacramentinas.
E ainda dizem que baiano não vai ao teatro? A fila não parava de crescer e as pessoas insistiam em contar com a sorte, pois de acordo com a lógica que estavam diante de nossas vistas, já dava para saber que não daria todos aqueles espectadores no teatro. E ainda assim, a fila crescia, crescia e crescia.
Para satisfazer todo aquele público era preciso mais de uma sessão, porém essa estatística não fazia parte dos planos do projeto "Domingo no TCA". Ao menos essa é uma percepção que foi extraída desse dia.
A única reclamação do público é a seguinte, estava chovendo e mesmo assim as pessoas esperaram para tentar garantir sua vaga, quando acabaram os ingressos para segunda sessão, o grupo que estava lááááááááááaááááaáááá no fundão não foi informado que a última sessão já tinha sido completada e não haveria outra. Então essas pessoas que ainda tinham esperança de que os cafajestes fossem apresentar uma terceira vez, não estava sabendo que já não tinha mais vaga e nem outra sessão para abrir.
Daí em diante começou os burburinhos, pois as pessoas acham que deve haver mais respeito com o público, pois para fazer a propaganda do teatro e falar sobre espetáculos em cartazes, passou uma mulher com o carrinho anunciando. E por que não fazer o mesmo pra anunciar aos espectadores que estavam de plantão aventurando na fila, que já havia esgotado de fato as sessões? Ou seja, é preciso uma organização estruturada para no caso de acontecer estes imprevistos, o teatro saber agradar a gregos e troianos, seja como estratégia administrativa e também como respeito à população que vai ao teatro para se divertir.
Demonstrar gestos dessa maneira é uma forma de respeitar e aplaudir o público que ficou até o último instante tentando assistir ao espetáculo.
Vamos lá, se liga galera!Que o povo soteropolitano também tem fome e sede de teatro. O lindo disso tudo é que isso mostra o quanto às pessoas estão procurando ir ao teatro e degustar da arte.
Enfim e viva a arena de Téspis e Viva o teatro.
Para o público que ficou até o fim, Aplausos!!!!!!!!!!!!




Foto: Internet


  Eis aí a imensa fila, daí em diante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário